SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO USO DE ÁLCOOL E TABACO POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Authors

  • EMILENE REISDORFER
  • Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Rodrigo Otávio Moretti-Pires Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Keywords:

Atenção Primária à Saúde, Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool, Tabagismo, Saúde Mental, Pessoal de Saúde

Abstract

No processo de autoconhecimento do profissional de saúde para a melhoria da qualidade da assistência na Estratégia de Saúde da Família (ESF), torna-se importante a abordagem do significado atribuído ao uso de álcool e tabaco. Este estudo pretendeu compreender o significado atribuído ao próprio uso de álcool e tabaco por profissionais da ESF. Foi realizado um estudo qualitativo em cinco cidades de pequeno porte da Região Sul do Brasil entre março e maio de 2012. Foram realizadas observações diretas e entrevistas em profundidade com 39 sujeitos. A partir da análise de conteúdo, foram encontradas duas categorias centrais: “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” e “Eu sou um exemplo de comportamento”. Foi possível identificar que o profissional vivencia um processo interativo de ressignificação dos conceitos a respeito do próprio uso de substâncias psicoativas, que o levam a responder à expectativa social de ser modelo de comportamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

EMILENE REISDORFER

Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/EERP-USP. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2002). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2010). Possui Especialização na Modalidade Residência Integrada em Saúde - Saúde Coletiva, pela Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESP/RS) (2005) e Especialização em Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) (2008), atuando principalmente na área de Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde.

Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2002), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2004), doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2007) e Pós-Doutorado pela University of Alberta no Canadá. É professor doutor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP desde 2007. Coordenadora de Projetos sobre estresse e teatro, atuando nas seguintes Linhas de Pesquisa: Promoção de Saúde Mental e Uso e Abuso de Álcool e Drogas. É presidente do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica Sigma Theta Tau International (2010-2012) e Editora Associada das Revistas Saúde & Transformação Social e SMAD

Rodrigo Otávio Moretti-Pires, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC (2012-2015). Editor Chefe do Periodico "Saúde & Transformação Socia/Health & Social Change" (ISSN 2178-7085). Docente do quadro peramente do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Especializado em Saúde da Família (Polo de Educação Permanente do Nordeste Paulista/Ministério da Saúde através da EERP/USP). Mestre em Saúde Pública pelo Departamento de Medicina Social (FMRP/USP) Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP. Pos-Doutorado em pesquisa na temática do uso de Alcool e Drogas pela CICAD/Organização dos Estados Americanos (através de programa da SENAD e EERP-USP). Credenciado no Programa de Pós-Graduação "Saúde, Sociedade e Endemias da Amazonia", da Universidade Federal do Amazonas em parceria com a Fiocruz, assim como no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (DSP/CCS/UFSC) para orientar alunos de mestrado. Durante três anos, foi docente da Universidade Federal do Amazonas, do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Campus do Médio Solimões, onde desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Formação de Recursos Humanos em Saúde para o Programa de Saúde da Família, pesquisa com o universo conceitual de Paulo Freire no Ensino Superior em Saúde, além de Epidemiologia de Farmacodependências.

Published

2014-02-27

How to Cite

1.
REISDORFER E, Gherardi-Donato EC da S, Moretti-Pires RO. SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO USO DE ÁLCOOL E TABACO POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2014 Feb. 27 [cited 2025 Aug. 29];34(4):153-60. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/41600

Issue

Section

Artigos Originais