Indicadores para reestruturação do currículo de graduação em enfermagem: expectativas dos profissionais e apreciação do currículo por ex-alunos

Autores/as

  • Maria Solange Guarino Tavares
  • Márcia Caron Ruffino
  • Branca Maria de Oliveira Santos
  • Lizete Diniz Ribas Casagrande

Palabras clave:

Currículo de Enfermagem, Habilitação

Resumen

Para orientar a reestruturação curricular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, foram utilizados como indicadores: 1) levantamento das expectativas dos profissionais de enfermagem quanto à profissão, funções, outros membros da equipe e docentes da Escola; 2) apreciação do currículo por esses profissionais (ex-alunos). Foram consultados 115 enfermeiros de 5 hospitais gerais de Ribeirão Preto. A categorização das respostas ao questionário aplicado permite afirmar que a função assistencial é mais enfatizada; as expectativas do indivíduo enquanto aluno se modificam com o exercício da profissão; 60% dos entrevistados consideram adequado o conteúdo das disciplinas de Graduação e 69,4% consideram dispensáveis às habilitações.

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Cómo citar

1.
Guarino Tavares MS, Caron Ruffino M, de Oliveira Santos BM, Diniz Ribas Casagrande L. Indicadores para reestruturação do currículo de graduação em enfermagem: expectativas dos profissionais e apreciação do currículo por ex-alunos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11 de junio de 2008 [citado 27 de abril de 2025];9(1):36. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/3788

Número

Sección

Pesquisas