MÉTODO BUNDLE NA REDUÇÃO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA A CATETERES CENTRAIS: REVISÃO INTEGRATIVA
Palabras clave:
Infecções relacionadas a cateter, controle de infecções, cateterismo venoso central, segurança do paciente, enfermagem pediátrica.Resumen
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que objetivou identificar intervenções baseadas em evidência quecompõem o método bundle, designados à redução de infecção de corrente sanguínea relacionada ou associada a cateter
intravenoso central. Para a coleta de dados online, em bases nacionais e internacionais, foram utilizados a palavrachave
bundle e os descritores catheter-related infection, infection control e central venous catheterization, resultando, após
aplicação dos critérios de inclusão, amostra de quinze artigos. Este trabalho evidenciou cinco intervenções como as
mais frequentemente empregadas na construção dos bundles: higienização das mãos, gluconato de clorexidina como
antisséptico para pele, uso de barreira máxima de precaução durante a inserção cateter, evitar acessar veia femoral
e verificar necessidade diária de permanência do cateter, com sua remoção imediata quando não mais indicado.
A maioria dos estudos demonstrou resultados estatisticamente significantes na redução de infecção de corrente
sanguínea relacionada ou associada a cateter intravenoso central.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-02-05
Cómo citar
1.
Dane P. Brachine J, S. Peterline MA, L.G. Pedreira M. MÉTODO BUNDLE NA REDUÇÃO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA A CATETERES CENTRAIS: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5 de febrero de 2013 [citado 26 de abril de 2025];33(4):200-1. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/30901
Número
Sección
Artigos de Revisão Sistemática
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.