QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR

Autores/as

  • Inacia Sátiro Xavier de França Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Alexsandro Silva Coura Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Francisco Stélio de Sousa Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Paulo César de Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

Enfermagem, Pessoas com Deficiência, Qualidade de vida.Original

Resumen

Objetivou-se medir a qualidade de vida de adultos com lesão medular e identificar os domínios que prejudicam a qualidade de vida desses sujeitos. Estudo epidemiológico, realizado no período 2007-2008, em Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande/PB. Participaram 47 sujeitos. Utilizou-se questionário contendo variáveis sociodemográficas, etiologia da lesão; instrumento validado para medir qualidade de vida, contendo quatro domínios: Físico, Ambiental, Relações Sociais e Psicológico, com respectivas facetas. Os dados coletados foram processados por meio de análise descritiva e estatística. Domínios com menores escores: Ambiental (55,20 pontos); Físico (58,59 pontos). Facetas que mais comprometem os domínios: locomoção (55,3%), trabalho (55,3%), dinheiro (80,9%), informações (51%), lazer (68,1%); vida sexual (34%). Os resultados expressam a insatisfação dos investigados com a qualidade de vida. O enfermeiro deve contribuir para a reabilitação e reinclusão social da pessoa com lesão medular, respeitando suas limitações, enfatizando o potencial remanescente e a capacidade para autocuidado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Inacia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, do Mestrado em Saúde Pública-UEPB e do Mestrado associado em Enfermagem da Universidade de Pernambuco-UPE/UEPB. Bolsista de Produtividade em Pesquisa.

Alexsandro Silva Coura, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Enfermeiro. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco Stélio de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Enfermeiro. Doutor. Professor titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Paulo César de Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Estatístico. Doutor. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira. Doutora. Professora Titular do Departamento de Enfermagem (UFC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UFC). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Publicado

2013-03-21

Cómo citar

1.
França ISX de, Coura AS, Sousa FS de, Almeida PC de, Pagliuca LMF. QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21 de marzo de 2013 [citado 11 de agosto de 2026];34(1):155-63. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/23392

Número

Sección

Artigos Originais