A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE A ASSISTÊNCIA AO PARTO DOMICILIAR PLANEJADO

Autores/as

  • Tatianne Cavalcanti Frank Universidade Estadual de Enfermagem
  • Sandra Marisa Pelloso Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Parto Humanizado, Profissionais de Saúde, Parto Domiciliar

Resumen

Estudo qualitativo com objetivo de compreender a percepção dos profissionais no acompanhamento do parto domiciliar planejado. Foram entrevistados oito profissionais que atuaram em partos domiciliares, em Cascavel/PR. A análise revelou que o domicílio, enquanto local de assistência, possibilita o protagonismo da mulher e da família pela tranquilidade, calma e autonomia. O ambiente é seguro quando se segue requisitos como baixo risco gestacional, avaliação adequada, no decorrer da evolução do parto, presença de materiais adequados, rede transdisciplinar e local pré-definido para encaminhamentos. Os profissionais apontam, ainda, como fundamental, a participação familiar no processo. Conclui-se que o parto domiciliar é uma excelente estratégia para transformar e melhorar a qualidade da atenção obstétrica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatianne Cavalcanti Frank, Universidade Estadual de Enfermagem

Enfermeira Especialista em Obstetrícia pela UFSC. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Sandra Marisa Pelloso, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira Especialista em Obstetrícia. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2013-03-21

Cómo citar

1.
Frank TC, Pelloso SM. A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE A ASSISTÊNCIA AO PARTO DOMICILIAR PLANEJADO. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21 de marzo de 2013 [citado 27 de abril de 2025];34(1):22-9. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/22441

Número

Sección

Artigos Originais