CAPACIDADE FUNCIONAL NO IDOSO LONGEVO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Tânia Maria Lourenço Universidade Federal do Paraná
  • Maria Helena Lenardt Universidade Federal do Paraná
  • Denise Faucz Kletemberg Universidade Federal do Paraná
  • Márcia Daniele Seima Universidade Federal do Paraná
  • Ana Elisa Casara Tallmann Universidade Federal do Paraná
  • Damarys K. Melo Neu Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Idoso de 80 anos ou mais, Idoso fragilizado, Enfermagem

Resumen

Trata-se de revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi conhecer a produção científica brasileira referente à capacidade funcional do idoso longevo. Foram consultadas as bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e SciELO, no período amostral de janeiro de 2001 a setembro de 2010. Foram selecionados oito artigos, sendo os profissionais enfermeiros (4) os principais autores das publicações. O ano de publicação dos artigos variou entre 2006 e 2010, e houve predominância da pesquisa quantitativa com enfoque na multidimensionalidade do idoso. Foram utilizados questionários e escalas para avaliar a capacidade funcional dos longevos e indicados os fatores limitantes para o desempenho dessa capacidade. A produção científica na temática é incipiente, o que demonstra a necessidade de novas pesquisas, com vistas à melhoria na qualidade de vida dos idosos longevos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tânia Maria Lourenço, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná- UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI

Maria Helena Lenardt, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfemagem pela UFSC. Professora Sênior do Programa de Pós-graduação em Enfermagemda Universidade Federal do Paraná-UFPR. Líder do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI.

Denise Faucz Kletemberg, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI.

Márcia Daniele Seima, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná- UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI. Gerente Administrativa do GMPI.

Ana Elisa Casara Tallmann, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná- UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI.

Damarys K. Melo Neu, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná- UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos- GMPI

Publicado

2012-08-14

Cómo citar

1.
Lourenço TM, Lenardt MH, Kletemberg DF, Seima MD, Tallmann AEC, Neu DKM. CAPACIDADE FUNCIONAL NO IDOSO LONGEVO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14 de agosto de 2012 [citado 27 de abril de 2025];33(2):176-85. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/20717

Número

Sección

Artigos de Revisão Integrativa