A ENFERMEIRA NO CUIDADO AOS PACIENTES SUBMETIDOS AO ECO-STRESS FARMACOLÓGICO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA CLÍNICA

Autores/as

  • Marta Georgina Oliveira de Goes Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Liana Lautert Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Amália Fátima Lucena Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

cocardiografia sob Estresse, Cuidados de Enfermagem, Papel do Profissional de Enfermagem

Resumen

Estudo que teve por objetivos identificar os sinais e sintomas prévios e os ocorridos durante o exame de eco-stress farmacológico, descrever a atuação da enfermeira e os pressupostos para o cuidado de enfermagem na realização desse exame. Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva, em uma unidade diagnóstica cardiológica de um hospital universitário de Porto Alegre. Foram estudadas, retrospectivamente, 246 fichas de registros de pacientes submetidos ao eco-stress, com quatro diferentes protocolos farmacológicos. A análise estatística apontou que os sinais e sintomas associados ao tipo de fármaco utilizado durante o exame foram, prevalentemente: angina típica, dor precordial, cansaço, cefaleia e extrassístoles. Esses resultados propiciaram conhecer melhor o eco-stress farmacológico, de forma a instrumentalizar a enfermeira para a prática clínica, tanto na organização da unidade para a realização do exame quanto no cuidado ao paciente submetido ao mesmo.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Georgina Oliveira de Goes, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira na Unidade de Hemodinâmica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mestre em Enfermagem

 

Liana Lautert, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia, Orientadora da dissertação de Mestrado. Diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Amália Fátima Lucena, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso.

Publicado

2012-08-13

Cómo citar

1.
Oliveira de Goes MG, Lautert L, Lucena AF. A ENFERMEIRA NO CUIDADO AOS PACIENTES SUBMETIDOS AO ECO-STRESS FARMACOLÓGICO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA CLÍNICA. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 13 de agosto de 2012 [citado 29 de agosto de 2025];33(2):14-21. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17959

Número

Sección

Artigos Originais