Saúde mental na atenção básica: uma abordagem convergente assistencial

Autores/as

  • Milena Hohmann Antonacci Universidade Federal de Pelotas
  • Leandro Barbosa de Pinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

saúde mental

Resumen

Este estudo tem como objetivo conhecer expectativas e anseios de uma comunidade em relação à implantação de um grupo de saúde mental na atenção básica. Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza como abordagem de investigação a pesquisa convergente-assistencial (PCA). Os dados foram obtidos por meio de oficinas com usuários, em uso de psicofármacos acompanhados por Unidade Básica da Região Sul do Brasil. A primeira oficina apontou para reflexão e elaboração de estratégias no enfrentamento ao modelo asilar. A segunda discutiu a importância de espaços de convivência que fortaleçam vínculos afetivos e atuem como meio de prevenção de agravos em saúde mental. A terceira discutiu a questão do cerceamento de liberdade imposto pelo sofrimento mental. Constatou-se que espaços voltados à saúde mental no contexto da atenção básica contribuirão para a efetivação de práticas e construção de novos saberes para a produção de saúde e vida no território existencial dos sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena Hohmann Antonacci, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Leandro Barbosa de Pinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica. Orientador.

Publicado

2011-07-18

Cómo citar

1.
Antonacci MH, Barbosa de Pinho L. Saúde mental na atenção básica: uma abordagem convergente assistencial. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18 de julio de 2011 [citado 27 de abril de 2025];32(1):136. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16370

Número

Sección

Artigos Originais