Intensidade e desconforto da sede no pós-operatório imediato de cirurgias oncológicas: estudo transversal

Autores/as

  • Larissa de Lima Domingos
  • Polyana Bezerra Mendonça
  • Gleicy Karine Nascimento de Araújo-Monteiro
  • Emanuela Batista Ferreira e Pereira
  • Diego Augusto Lopes Oliveira
  • Natália Ramos Costa Pessoa
  • Camilla Ribeiro Lima de Farias

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-1447.2026.20250241.pt

Resumen

Objetivo: Verificar a intensidade da sede e os fatores demográficos e clínicos associados a esse desfecho entre pacientes oncológicos em pós-operatório imediato.
Método: Estudo transversal, realizado na Sala de Recuperação Pós-Anestésica de um hospital filantrópico na Paraíba, Brasil, com 87 pacientes submetidos a cirurgias oncológicas. Os dados foram coletados nos meses de julho e agosto de 2022, por meio da Escala Visual Analógica, Escala Verbal Numérica e Escala de Desconforto da Sede Perioperatória, os quais foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Utilizaram-se o teste U de Mann-Whitney, teste de Kruskal-Wallis e a correlação de Spearman (p ≤ 0,05) para comparação entre a intensidade de sede, variáveis sociodemográficas e clínicas.
Resultados: A avaliação da sede por meio da Escala Visual Analógica, Escala Visual Numérica e Escala de Desconforto da Sede Perioperatória resultou em medianas de 3, 4 e 5, respectivamente, e a intensidade da sede demonstrou uma correlação inversa estatisticamente significativa com a idade (p = 0,046).
Conclusão: A sede no pós-operatório imediato foi frequente e apresentou correlação inversa com a idade, sendo mais intensa em pacientes mais jovens. Os achados reforçam a necessidade de avaliar e manejar a sede de forma sistemática nesse período.
Descritores: Sede; Período Pós-Operatório; Oncologia Cirúrgica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2026-03-03

Cómo citar

1.
de Lima Domingos L, Bezerra Mendonça P, Nascimento de Araújo-Monteiro GK, Batista Ferreira e Pereira E, Lopes Oliveira DA, Ramos Costa Pessoa N, et al. Intensidade e desconforto da sede no pós-operatório imediato de cirurgias oncológicas: estudo transversal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3 de marzo de 2026 [citado 1 de agosto de 2026];47. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/153982

Número

Sección

Artigos Originais