Erros na administração de insulinas relatados por pessoas com diabetes mellitus no domicílio
Abstract
Objetivo: identificar os erros relacionados à administração de insulina relatados por pessoas com diabetes mellitus no domicílio.
Método: estudo transversal realizado em um serviço de endocrinologia em Fortaleza, de agosto de 2022 a fevereiro de 2023. Participaram 106 pessoas com diabetes mellitus usuárias de insulina. Utilizou-se um formulário com 52 itens com dados sociodemográficos, clínicos e sobre a autoadministração de insulina no domicílio, preenchido por meio de entrevista. Para testar a associação entre as variáveis com o desempenho (desfecho), realizou-se o teste doqui-quadrado de Pearson (p≤0,05) e odds ratio.
Resultados: os principais erros identificados foram: não saber o tempo correto de administrar insulinas antes das refeições (51,9%), não retirar as insulinas da geladeira antes da administração (61,3%), não realizar desinfecção da borracha dos frascos ou canetas (55,7%), não retirar as bolhas das seringas (51,9%) e reutilizar agulhas (77,4%). Pessoas com idade >60 anos, com comorbidade, dislipidemia, hipertensão e em uso de insulinas humanas apresentam associação significativa (p≤0,05) com o desempenho insatisfatório.
Conclusão: identificaram-se como erros: desconhecimento sobre tempo correto de administração de insulinas, não retirar a insulina da geladeira antes da aplicação, não realizara desinfecção da borracha dos frascos, não retirar as bolhas das seringas e reutilizar agulhas.
Descritores: Diabetes mellitus; Insulina; Autoadministração; Administração de terapia medicamentosa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.