Fatores associados à implementação do partograma como uma tecnologia facilitadora na assistência ao parto
Resumen
Objetivo: Avaliar a implementação do partograma como uma tecnologia facilitadora na assistência ao parto e fatores associados.
Método: Estudo transversal realizado em uma maternidade do município de Divinópolis, MG, no ano de 2023. Utilizou-se formulário estruturado sobre a assistência ao parto aplicado às puérperas reunindo dados clínicos e caderneta da gestante. Realizou-se análise estatística descritiva dos dados e, para verificar as associações, foram utilizados o Teste exato de Fisher, Qui quadrado de Pearson e Mann Whitney. Os resultados consideraram significância em 5%.
Resultados: Participaram da pesquisa 213 puérperas. As boas práticas efetivas incluíam a presença do acompanhante (94,4%) e a administração de ocitocina após o período expulsivo (92,5%). Obteve-se informações sobre o partograma em 180 (84,5%) prontuários. Entre estes a prevalência de partos que tiveram acompanhamento com o registro dos profissionais no partograma foi de 36,6%. O preenchimento do partograma foi maior no caso de puérperas casadas (p=0,027) e aquelas que tiveram ruptura prematura de membrana (p=0,029).
Conclusões: O partograma foi implementado de forma incipiente na maternidade e seu preenchimento foi mais frequente no prontuário de puérperas casadas e as que tiveram ruptura prematura de membrana.
Descritores: Assistência ao Parto; Enfermagem; Humanização de Assistência ao Parto; Tocologia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.