Efeito da intervenção educativa TIV-Disinfect em unidades de internação pediátrica: estudo quase-experimental

Autores/as

  • Aline de Souza Bitencourt
  • Thiago Lopes Silva
  • Sabrina de Souza
  • Jefferson Wildes da Silva Moura
  • Luciano Marques dos Santos
  • Bianka Sousa Martins Silva
  • Camila Biazus Dalcin
  • Patrícia Kuerten Rocha

Resumen

Objetivo: Verificar o efeito da intervenção educativa TIV-Disinfect (Terapia IntravenosaDesinfetar) no conhecimento de profissionais de enfermagem de Unidades de Internação Pediátrica.
Método: Estudo quase-experimental, com amostra dependente de 65 profissionais de enfermagem de Unidades de Internação Pediátrica. Utilizou-se questionário com questões objetivas quanto a desinfecção de dispositivos venosos, aplicado como pré e pós-teste. Coleta realizada em dois Hospitais Públicos do Sul do Brasil, entre abril e julho de 2022. Para análise de dados, utilizou-se estatística descritiva e teste de McNemar.
Resultados: Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre o pré e o pós-teste quanto às variáveis sobre desinfecção passiva, desinfetantes e materiais recomendados, fricção e secagem. Notou-se frequência menor de alternativas incorretas após a intervenção.
Conclusão: A intervenção educativa teve efeito positivo. Observou-se melhores resultados no conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do saber sobre desinfecção de dispositivos venosos, assim como permitiu reforçar conhecimentos já consolidados dos profissionais. Esta intervenção pode ser utilizada como ferramenta para atualização e/ou formação continuada de profissionais de enfermagem, visando a segurança do paciente pediátrico e da prática assistencial.
Descritores: Desinfecção. Enfermagem pediátrica. Infecções relacionadas a cateter. Cateterismo venoso central. Cateterismo periférico. Educação em enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-08-10

Cómo citar

1.
de Souza Bitencourt A, Lopes Silva T, de Souza S, Wildes da Silva Moura J, Marques dos Santos L, Sousa Martins Silva B, et al. Efeito da intervenção educativa TIV-Disinfect em unidades de internação pediátrica: estudo quase-experimental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 10 de agosto de 2024 [citado 11 de agosto de 2026];45. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/141838