Intervenção educativa sobre obstrução das vias respiratórias para professores de educação infantil: estudo quase-experimental

Autores/as

  • Adriano Langwinski
  • Ana Maria de Almeida
  • Adriana Zilly
  • Paulo César Morales Mayer
  • Anneliese Domingues Wysocki
  • Laiz Mangini Cicchelero
  • Helder Ferreira
  • Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho

Resumen

Objetivo: Verificar o efeito de uma intervenção educativa sobre a obstrução de vias aéreas e a técnica de desobstrução, em professores de Centros Municipais de Educação Infantil de um município do Oeste do Paraná.
Método: Estudo quase-experimental do tipo pré e pós-teste. Os dados foram coletados por meio de um questionário com trinta questões para avaliar o conhecimento sobre a temática. Para as análises utilizou-se os testes de Qui-quadrado e McNemar, com α = 5% de significância. 
Resultados: Após o treinamento, houve o aumento de 16,22% no número de acertos das questões que tratavam do reconhecimento da obstrução (<0,0001) e da técnica de desobstrução das vias aéreas (<0,0001).
Conclusão: A intervenção melhorou o conhecimento dos professores dos Centros Municipais de Educação Infantil, quanto a identificação e a técnica de desobstrução das vias aéreas em crianças de idade escolar.
Descritores: Obstrução das vias respiratórias. Enfermagem. Conhecimento. Primeiros socorros. Educação infantil.

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Publicado

2023-09-21

Cómo citar

1.
Langwinski A, de Almeida AM, Zilly A, Morales Mayer PC, Domingues Wysocki A, Mangini Cicchelero L, Ferreira H, Silva-Sobrinho RA. Intervenção educativa sobre obstrução das vias respiratórias para professores de educação infantil: estudo quase-experimental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21 de septiembre de 2023 [citado 3 de mayo de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135687

Número

Sección

Artigos Originais