Mensagens telefônicas frente às medidas preventivas contra COVID-19
Resumen
Objetivo: Analisar as evidências de validade de conteúdo de mensagens telefônicas frente as medidas preventivas contra a COVID-19.
Método: Estudo metodológico, em que as mensagens contendo texto e imagem foram desenvolvidas por meio de uma revisão narrativa de literatura e que tiveram seu conteúdo avaliado por oito juízes em relação a clareza, pertinência prática, relevância teórica e vocabulário. Calculou-se o índice de validade de conteúdo (IVC), e considerou-se com adequadas evidências de validade, as mensagens que alcançaram índices acima de 90%. Resultados: Foram desenvolvidas 18 mensagens de texto/imagens contendo informações sobre a COVID-19, higienização das mãos, uso e manuseio das máscaras e a importância do distanciamento social. Após a segunda rodada de avaliação obteve-se um índice de validade de conteúdo acima de 90% em todos os indicadores avaliados.
Conclusão: As mensagens telefônicas foram desenvolvidas e apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo.
Descritores: COVID-19. Prevenção de doenças. Envio de mensagens de texto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.