A assistência à saúde mental na pandemia em uma ala hospitalar infantojuvenil de desintoxicação

Autores/as

  • Bruna Fatima Sczepanhak
  • Bruna Tais Zack
  • Gicelle Galvan Machineski

Resumen

Objetivo: Conhecer a percepção dos profissionais sobre a assistência oferecida, durante o período da pandemia, no atendimento a crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas em uma ala de desintoxicação.
Método: Pesquisa descritiva,qualitativa, realizada no período de setembro a dezembro de 2021, mediante entrevistas com a equipe multiprofissional da ala de desintoxicação de um hospital universitário, sistematizadas e analisadas de acordo com Minayo.
Resultados: Participaram 19 profissionais, sendo principalmente da enfermagem e mulheres. Identificaram-se quatro unidades temáticas: sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano; sobre as facilidades no cuidado; sobre a adaptação da equipe às facilidades e/ou dificuldades; sobre a relação equipe-família, equipe-paciente e paciente-família.
Conclusão: A capacidade de se reinventar foi imprescindível para a equipe atender as demandas das crianças e adolescentes institucionalizados. 
Palavras-chave: Saúde mental.Equipe de assistência ao paciente. COVID-19

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

1.
Sczepanhak BF, Zack BT, Galvan Machineski G. A assistência à saúde mental na pandemia em uma ala hospitalar infantojuvenil de desintoxicação. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19 de junio de 2023 [citado 3 de mayo de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133317

Número

Sección

Artigos Originais