Fatores maternos e neonatais associados à reinternação hospitalar de recém-nascidos de mães adolescentes
Resumen
Objetivo: Analisar os fatores maternos e neonatais de recém-nascidos de mães adolescentes associados à reinternação hospitalar no período neonatal.
Método: Estudo quantitativo transversal, retrospectivo e analítico, com 489 recém-nascidos de mães adolescentes, nascidos em 2019 e 2020 em um hospital público de alta complexidade, localizado na região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma query e analisados no software SPSS utilizando os testes qui-quadrado ou exato de Fisher. Para controle de fatores confundidores, empregou-se o modelo multivariado de Regressão de Poisson.
Resultados: A prevalência de reinternação hospitalar de recém-nascidos de mães adolescentes foi de 9,2%, principalmente por condições respiratórias, sendo o diagnóstico de bronquiolite aguda o mais prevalente, com 22,3%.
Conclusão: A reinternação hospitalar neonatal esteve associada à prematuridade, ao Apgar 1º minuto <7 e à procedência da mãe.
Palavras-chave: Recém-nascido. Nascimento prematuro. Gravidez na adolescência. Enfermagem neonatal. Unidades de terapia intensiva neonatal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.