Transições vivenciadas por mães de crianças/adolescentes com doença falciforme no contexto da pandemia da COVID-19

Autores/as

  • Luana Santana Brito
  • Juliane Batista Costa Teixeira
  • Aisiane Cedraz Morais
  • Luciano Marques dos Santos
  • Cleuma Sueli Santos Suto
  • Coretta Melissa Jenerette
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho

Resumen

Objetivo: Analisar as transições vivenciadas por mães de crianças/adolescentes com doença falciforme após o surgimento da pandemia da COVID-19.
Método: Estudo qualitativo, envolveu 19 mães de crianças e adolescentes com doença falciforme. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semiestruturadas via WhatsApp, seguidas de Análise Temática e Classificação Hierárquica Descendente com auxílio do Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e interpretados à luz da Teoria de Transições de Afaf Meleis.
Resultados: Apoio dos familiares para deslocamento; adesão das mães à rotina de estímulos diários e exercícios físicos favoreceram as transições saudáveis; inexistência de atendimento de saúde remoto; baixos recursos socioeconômicos; interrupção do serviço de fisioterapia; e sobrecarga materna favorecem as transições insalubres.
Considerações finais: Esforços/movimentos das mães asseguraram a transição saudável de crianças/adolescentes com doença falciforme durante a pandemia, ao mesmo tempo que corroborou para a transição insalubre das mesmas.

Palavras-chave: COVID-19. Doença crônica. Anemia falciforme. Enfermagem. Família.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-03-27

Cómo citar

1.
Luana Santana Brito, Juliane Batista Costa Teixeira, Aisiane Cedraz Morais, Luciano Marques dos Santos, Cleuma Sueli Santos Suto, Coretta Melissa Jenerette, Evanilda Souza de Santana Carvalho. Transições vivenciadas por mães de crianças/adolescentes com doença falciforme no contexto da pandemia da COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27 de marzo de 2023 [citado 3 de mayo de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131169

Número

Sección

Artigos Originais