O que é ser mãe de uma criança com fibrose cística

Autores/as

  • Keila Okuda Tavares Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Maria Dalva de Barros Carvalho Universidade Estadual de Maringá
  • Sandra Marisa Pelloso Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Fibrose cística, relações mãe-filho, família

Resumen

Conhecer o que é ser mãe de uma criança que apresenta fibrose cística é fundamental para o cuidado desses indivíduos, pois geralmente ela divide as responsabilidades relacionadas ao tratamento com o filho que apresenta essa doença grave e sem cura. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo conhecer a vivência de ser mãe de uma criança com fibrose cística. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, qualitativo, de caráter fenomenológico. Foram entrevistadas 14 mulheres e a coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. A análise das falas transcritas na íntegra seguiu direcionamentos propostos pela fenomenologia. Essa é uma experiência que a tristeza, angústia, dúvidas, sofrimento e medo estão presentes, levando essas mulheres a refletirem sobre suas vidas e a de seus filhos, promovendo mudanças em seu mundo vida e uma reorganização de toda a família.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keila Okuda Tavares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Fisioterapeuta. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Cascavel, Paraná, Brasil. Mestre em Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Maringá, Paraná, Brasil.

Maria Dalva de Barros Carvalho, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM.

Sandra Marisa Pelloso, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM.

Publicado

2011-05-23

Cómo citar

1.
Tavares KO, Carvalho MD de B, Pelloso SM. O que é ser mãe de uma criança com fibrose cística. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 23 de mayo de 2011 [citado 27 de abril de 2025];31(4):723. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13060

Número

Sección

Artigos Originais