Validade, confiabilidade e responsividade do Questionário Atitudes de Segurança para Unidades de Pronto Atendimento

Autores/as

  • Carla Adriana Marques
  • Bruno Henrique Fiorin
  • Flávia Batista Portugal

Resumen

Objetivo: Avaliar as evidências de validade, confiabilidade e responsividade da versão brasileira do instrumento Questionário de Atitudes de Segurança para Unidades de Pronto Atendimento.
Método: Estudo metodológico realizado em setembro de 2020 com 46 profissionais de saúde de uma Unidade de Pronto Atendimento da região metropolitana do Estado do Espírito Santo. A confiabilidade foi verificada através da análise de consistência interna, estabilidade e reprodutibilidade. Foram testadas a validade e a responsividade do instrumento.
Resultados: O alfa de Cronbach=0,85, evidenciando ótima consistência interna. Todos os domínios se correlacionam entre si de maneira positiva e significativa. Na avaliação da estabilidade, os domínios Satisfação no Trabalho, Percepção da Gerência e Condições de Trabalho apresentaram fortes correlações.
Conclusão: Conclui-se que o instrumento apresenta valores satisfatórios na avaliação das propriedades psicométricas, mostrando evidências de validade, confiabilidade e responsividade. Dessa forma, está validado para ser reproduzido em outras Unidades de Pronto Atendimento no Brasil.

Palavras-chave: Estudo de validação. Reprodutibilidade dos testes. Segurança do paciente. Serviços médicos de emergência. Pessoal de saúde. Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-01-09

Cómo citar

1.
Carla Adriana Marques, Bruno Henrique Fiorin, Flávia Batista Portugal. Validade, confiabilidade e responsividade do Questionário Atitudes de Segurança para Unidades de Pronto Atendimento. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9 de enero de 2023 [citado 29 de agosto de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129324

Número

Sección

Artigos Originais