Identidade profissional das enfermeiras em tempo de pandemia: novos/velhos desafios a partir da mídia jornalística
Resumen
Objetivo: Analisar aspectos relacionados à identidade profissional das enfermeiras durante a pandemia da COVID-19 a partir de conteúdo jornalístico.
Método: Estudo qualitativo, documental e retrospectivo, com 51 reportagens da Folha de São Paulo com recorte histórico entre março e dezembro de 2020. A organização dos dados se deu pelo ATLAS.ti, com Análise de Conteúdo Temática e discussão na perspectiva sociológica de Claude Dubar.
Resultados: Três categorias foram constituídas: a Identidade capturada pelas imagens refletidas no texto; Identidade simbolizada pelo apoio das enfermeiras a quem precisa de cuidado e; Identidade como um valor social do trabalho das enfermeiras.
Conclusão: Apesar da imagem ainda errônea e o contexto difícil, o compromisso com a população, a forma de cuidar e a cientificidade garantiram visibilidade e possibilitaram uma identidade mais empoderada e segura de seu papel na sociedade.
Palavras-chave: Enfermagem. COVID-19. Papel profissional. Pandemias. Meios de comunicação de massa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.