Identidade profissional das enfermeiras em tempo de pandemia: novos/velhos desafios a partir da mídia jornalística

Autores/as

  • Loiza Broering
  • Maria Itayra Coelho de Souza Padilha
  • Elaine Cristina Novatzki Forte
  • Maria Angélica de Almeida Peres

Resumen

Objetivo: Analisar aspectos relacionados à identidade profissional das enfermeiras durante a pandemia da COVID-19 a partir de conteúdo jornalístico.
Método: Estudo qualitativo, documental e retrospectivo, com 51 reportagens da Folha de São Paulo com recorte histórico entre março e dezembro de 2020. A organização dos dados se deu pelo ATLAS.ti, com Análise de Conteúdo Temática e discussão na perspectiva sociológica de Claude Dubar.
Resultados: Três categorias foram constituídas: a Identidade capturada pelas imagens refletidas no texto; Identidade simbolizada pelo apoio das enfermeiras a quem precisa de cuidado e; Identidade como um valor social do trabalho das enfermeiras.
Conclusão: Apesar da imagem ainda errônea e o contexto difícil, o compromisso com a população, a forma de cuidar e a cientificidade garantiram visibilidade e possibilitaram uma identidade mais empoderada e segura de seu papel na sociedade.

Palavras-chave: Enfermagem. COVID-19. Papel profissional. Pandemias. Meios de comunicação de massa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-01-09

Cómo citar

1.
Loiza Broering, Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, Elaine Cristina Novatzki Forte, Maria Angélica de Almeida Peres. Identidade profissional das enfermeiras em tempo de pandemia: novos/velhos desafios a partir da mídia jornalística. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9 de enero de 2023 [citado 3 de mayo de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129319

Número

Sección

Artigos Originais