Contribuições da pedagogia freireana para o ensino da fenomenologia em enfermagem: relato de experiência

Autores/as

  • Vinícius de Oliveira Muniz
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva
  • Larissa Chaves Pedreira
  • Tânia Maria de Oliveira Menezes
  • Raúl Fernando Guerrero-Castañeda

Resumen

Objetivo: Relatar a experiência de aprendizagem discente na disciplina “Fenomenologia, Formação e Pesquisa”, e analisar o planejamento pedagógico de sua problematização no processo de construção do conhecimento, em programa stricto sensu em Enfermagem e Saúde.
Método: Relato descritivo-analítico do plano de ensino ofertado com enquadramento teórico dos dados sob a perspectiva freireana.
Resultados: A disciplina foi ofertada a seis discentes na modalidade remota e organizada em três unidades: a primeira composta por cinco encontros síncronos e um assíncrono; a segunda por três encontros síncronos e a terceira com sete síncronos e um assíncrono. Destacaram-se como metodologias aplicadas: aula expositiva de convidados externos,sala de aula invertida e mapa conceitual. Foram abordadas as linhas de pensamento husserliana e heideggeriana.
Conclusão: A construção do conhecimento da fenomenologia por pós-graduandos ocorreu de acordo com a estrutura pedagógica de Freire, tendo como destaque, o constructo da problematização.

Palavras-chave: Filosofia em enfermagem. Hermenêutica. Educação de pós-graduação em enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-10-21

Cómo citar

1.
Vinícius de Oliveira Muniz, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Larissa Chaves Pedreira, Tânia Maria de Oliveira Menezes, Raúl Fernando Guerrero-Castañeda. Contribuições da pedagogia freireana para o ensino da fenomenologia em enfermagem: relato de experiência. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21 de octubre de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/128030

Número

Sección

Seção Fenomenologia