Round multiprofissional com checklist: associação com a melhoria na segurança do paciente em terapia intensiva

Autores/as

  • Edilaine Maran
  • Laura Misue Matsuda
  • Ana Maria Muller de Magalhães
  • Sonia Silva Marcon
  • João Lucas Campos de Oliveira
  • Alexandre Biasi Cavalcanti
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad
  • Gislene Aparecida Xavier dos Reis

Resumen

Objetivo: Verificar a associação entre round multiprofissional com uso de checklist e práticas de segurança do paciente por profissionais de saúde de uma unidade de terapia intensiva.
Método: Estudo de método misto, delineado pela abordagem sequencial explanatória, realizado em um hospital do sul do Brasil. Os dados quantitativos foram analisados por meio de regressão de Poisson e os dados qualitativos, pela análise de conteúdo. Fez-se a análise integrada por meio da combinação explicada/conectada.
Resultados: No período pós-implementação dos rounds com uso sistemático de checklist houve melhora significativa da profilaxia de tromboembolia venosa, sedação leve, redução dos dias de uso de ventilação mecânica, cateter venoso central e de sonda vesical de demora.
Conclusão: O round multiprofissional com uso sistemático de checklist, associado com a melhoria nas práticas de segurança do paciente, foi considerado como uma estratégia que assegura melhores cuidados em terapia intensiva e favorece a satisfação no trabalho.

Palavras-chave: Lista de checagem. Visitas com preceptor. Unidades de terapia intensiva. Segurança do paciente. Equipe de assistência ao paciente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-10-03

Cómo citar

1.
Edilaine Maran, Laura Misue Matsuda, Ana Maria Muller de Magalhães, Sonia Silva Marcon, João Lucas Campos de Oliveira, Alexandre Biasi Cavalcanti, et al. Round multiprofissional com checklist: associação com a melhoria na segurança do paciente em terapia intensiva. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3 de octubre de 2022 [citado 28 de agosto de 2025];43(ESP). Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127604