Resiliência de pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19

Autores/as

  • Marilia Araripe Ferreira
  • Amelina de Brito Belchior
  • Carla Siebra de Alencar
  • Paulo César de Almeida
  • Florência Gamileira Nascimento
  • Sherida Karanini Paz de Oliveira

Resumen

Objetivo: Analisar a resiliência de pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19.
Método: Estudo transversal realizado com 235 pessoas com diabetes por meio de um formulário compartilhado em mídias sociais com dados sociodemográficos e clínicos e a escala de resiliência de Connor-Davidson validada para o contexto brasileiro. Os escores da
escala foram comparadas com dados sociodemográficos e clínicos pelos testes t de Student, análise de variância e Mann-Whitney.
Resultados: A pontuação média da escala de resiliência foi 63,58+14,5. Os maiores escores de resiliência foram evidenciados em homens, pessoas com maior renda, maior escolaridade, usuários de antidiabéticos orais, que tinham alimentação saudável e que realizavam atividade física e acompanhamento com a equipe de saúde.
Conclusão: A média da resiliência foi inferior ao escore evidenciado na literatura e os grupos com escores mais altos tinham melhores comportamentos de saúde.

Palavras-chave: Diabetes mellitus. COVID-19. Resiliência psicológica. Prevenção de doenças. Equipe de assistência ao paciente. Saúde mental. Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-08-18

Cómo citar

1.
Marilia Araripe Ferreira, Amelina de Brito Belchior, Carla Siebra de Alencar, Paulo César de Almeida, Florência Gamileira Nascimento, Sherida Karanini Paz de Oliveira. Resiliência de pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18 de agosto de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126643

Número

Sección

Artigos Originais