Fatores associados ao absenteísmo em trabalhadores idosos de enfermagem

Autores

  • Arianne Gueiros Ferreira
  • Maysa Rayanne Cardozo Lopes
  • Anna Karla de Oliveira Tito Borba
  • Ana Paula de Oliveira Marques
  • Fábia Alexandra Pottes Alves
  • Bruna Cyreno de Carvalho Lima

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores associados ao absenteísmo em trabalhadores idosos de enfermagem.
Métodos: Estudo transversal com 233 trabalhadores idosos de enfermagem realizado em seis hospitais do Recife, Pernambuco – BR. A análise de dados foi univariada e regressão multivariada.
Resultados: Dos 233 profissionais de enfermagem idosos entrevistados, o absenteísmo autorreferido esteve presente em 34,3% (80) dos participantes. Desses, 20,1% (47) relataram ter faltado poucos dias e 14,2% (33) muitos dias. Na análise ajustada, apenas as horas trabalhadas e a satisfação com a saúde influenciaram o absenteísmo.
Conclusão: O absenteísmo é um fenômeno complexo e entre os profissionais de enfermagem idosos apresentou baixa prevalência e esteve associado a carga horária de trabalho acima de 40 horas semanais e a insatisfação com a saúde. Portanto, se faz necessário novas pesquisas na área para fornecer qualidade de vida e melhores condições de trabalho aos profissionais de enfermagem e regulamentação de sua carga horária.

Palavras-chave: Absenteísmo. Idoso. Profissionais de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-18

Como Citar

1.
Arianne Gueiros Ferreira, Maysa Rayanne Cardozo Lopes, Anna Karla de Oliveira Tito Borba, Ana Paula de Oliveira Marques, Fábia Alexandra Pottes Alves, Bruna Cyreno de Carvalho Lima. Fatores associados ao absenteísmo em trabalhadores idosos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de agosto de 2022 [citado 17º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126641

Edição

Seção

Artigos Originais