Prevalência e fatores associados à violência no namoro entre adolescentes de escola pública

Autores

  • Ana Virginia Rodrigues Veríssimo
  • Elivalda Andrade Silva
  • Karla Hellen Dias Soares
  • Eveline Lorena da Silva Amaral
  • Waldemar Brandão Neto
  • Ana Bernarda Ludermir
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
  • Jael Maria de Aquino

Resumo

Objetivo: identificar a prevalência e fatores associados à violência no namoro entre adolescentes escolares.
Método: estudo quantitativo, descritivo, transversal, realizado em uma escola pública estadual, no Recife, Pernambuco, em agosto de 2018, com 270 adolescentes, entre 12 e 9 anos, do ensino fundamental e médio. Aplicou-se formulário com questões sobre a caracterização dos adolescentes e vivência de relações no namoro, como também o Inventário de Conflitos nos Relacionamentos Íntimos de Adolescentes. Utilizou-se o teste Qui-quadrado de Pearson ou o teste exato de Fisher para análise estatística.
Resultados: as prevalências de vitimização física, sexual e psicológica foram 31,9%, 36,4% e 81,8%, respectivamente. Identificou-se associação entre a filiação religiosa (p=0,002), orientação sexual dos participantes (p=0,027), escolaridade dos pais (p=0,015) e a vitimização física no namoro.
Conclusão: aspectos individuais e contextuais relacionados à violência no namoro entre adolescentes implicam na necessidade do envolvimento da enfermeira escolar em intervenções intersetoriais e interdisciplinares em saúde.

Palavras-chave: Adolescente. Violência por parceiro íntimo. Serviços de enfermagem escolar.

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Ana Virginia Rodrigues Veríssimo, Elivalda Andrade Silva, Karla Hellen Dias Soares, Eveline Lorena da Silva Amaral, Waldemar Brandão Neto, Ana Bernarda Ludermir, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Jael Maria de Aquino. Prevalência e fatores associados à violência no namoro entre adolescentes de escola pública. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 16º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125750

Edição

Seção

Artigos Originais