Reorganização do trabalho da enfermagem em uma unidade de terapia intensiva durante a pandemia de Covid-19
Abstract
Objetivo: Descrever a reorganização do trabalho da enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de um hospital público em função da pandemia de Covid-19.
Método: Relato da experiência vivenciada no período de fevereiro a abril de 2020, acerca da reorganização de uma unidade.
Resultados: A descrição da experiência está dividida em quatro momentos: Definição do isolamento por coorte, Reorganização das unidades de terapia intensiva em Geral e Respiratória, Equipes assistenciais e escalas de serviço e Paramentação e desparamentação das equipes.
Conclusão: A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a gestão das unidades de terapia intensiva. Socializar as experiências de gestão pode contribuir para a definição de novas estratégias, inclusive no período pós-pandemia.
Palavras-chave: Infecções por Coronavirus. Epidemias. Unidades de terapia intensiva. Gerenciamento da prática profissional. Gestão de recursos. Planejamento em saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.