Construção e validação de cartilha de orientação perioperatória e segurança do paciente
Resumen
Objetivo: Descrever o processo de elaboração e validação de uma cartilha com orientações perioperatórias para os pacientes cirúrgicos.
Método: Estudo metodológico, quantitativo, dividido em três etapas: revisão narrativa, elaboração da cartilha e validação com 23 juízes, enfermeiros especialistas em segurança do paciente/enfermagem perioperatória, que responderam ao Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional via online. A cartilha foi considerada válida quando cada item obteve Índice de Validade de Conteúdo igual ou superior a 0,8.
Resultados: O material elaborado foi dividido em quatro itens: segurança do paciente cirúrgico; orientações pré-operatórias; o centro cirúrgico; orientações após a cirurgia. O Índice de Validade de Conteúdo global na validação com juízes foi 1,0, considerado padrãoouro.
Conclusão: A cartilha foi validada pelos especialistas em relação aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância.
Palavras-chave: Enfermagem perioperatória. Segurança do paciente. Educação em saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.