Produção e validação de vídeo educativo para o incentivo ao aleitamento materno
Resumen
Objetivo: Produzir e validar uma tecnologia educacional em saúde em formato de vídeo, para o incentivo ao aleitamento materno junto às famílias.
Métodos: Estudo metodológico, realizado em ambiente virtual, de fevereiro a agosto de 2021, em sete etapas. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo, tendo como desejáveis valores iguais ou maiores a 0,70.
Resultados: O vídeo, com duração de 7 minutos e 38 segundos, foi validado por 20 juízes especialistas e 20 gestantes, puérperas e familiares, mediante Índice de Validade de Conteúdo Global de 0,97 e 1,00, respectivamente. Todos os itens avaliados quanto à funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente, procedimento, objetivos, organização, estilo do vídeo, aparência e motivação alcançaram índices iguais ou maiores a 0,95.
Conclusões: O vídeo produzido é uma tecnologia educacional validada, que pode ser utilizada para incentivar o aleitamento materno junto às famílias, pois elucida, de maneira inovadora e criativa, distintas questões relacionadas à amamentação.
Palavras-chave: Saúde da criança. Aleitamento materno. Filme e vídeo educativo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.