Atuação da enfermeira no processo de alta hospitalar de criança com doença crônica

Autores/as

  • Elisabeth Luisa Rodrigues Ramalho
  • Vanessa Medeiros da Nóbrega
  • Deborah Dinorah de Sá Mororó
  • Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto
  • Cynthia Hatsue Kitayama Cabral
  • Neusa Collet

Resumen

Objetivo: Analisar a atuação da enfermeira no processo de alta hospitalar de crianças com doença crônica.
Método: Pesquisa qualitativa realizada de maio a agosto/2019 com dez enfermeiras de unidade pediátrica de hospital público. Os dados, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, foram submetidos à análise temática indutiva.
Resultados: No preparo para alta hospitalar, as enfermeiras reconhecem como sua atribuição a educação em saúde, valorizando o saber familiar na capacitação quanto aos cuidados domiciliares. Entretanto, sua prática é fragilizada pela pouca articulação entre a equipe multiprofissional, dimensionamento de enfermagem reduzido e desarticulação na rede de atenção à saúde.
Conclusão: Evidencia-se paradoxo entre o relato e a prática do processo de alta hospitalar efetivado pelas enfermeiras. Embora possuam conhecimento teórico, seu processo de trabalho sofre influência do modo desarticulado como a equipe multiprofissional interage e das condições disponibilizadas pela instituição para atuarem no preparo para alta hospitalar dessas crianças.

Palavras-chave: Alta do paciente. Doença crônica. Enfermagem pediátrica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-05-27

Cómo citar

1.
Elisabeth Luisa Rodrigues Ramalho, Vanessa Medeiros da Nóbrega, Deborah Dinorah de Sá Mororó, Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto, Cynthia Hatsue Kitayama Cabral, Neusa Collet. Atuação da enfermeira no processo de alta hospitalar de criança com doença crônica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27 de mayo de 2022 [citado 29 de agosto de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/124824

Número

Sección

Artigos Originais