Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem

Autores

  • Ana Luísa Petersen Cogo UFRGS
  • Denise Tolfo Silveira UFRGS
  • Eva Néri Rubim Pedro UFGRS
  • Raquel Yurika Tanaka UFRGS
  • Vanessa Menezes Catalan UFRGS

Palavras-chave:

Enfermagem. Educação em Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Tecnologia Educacional. Educação a Distância

Resumo

Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas.

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Biografia do Autor

Ana Luísa Petersen Cogo, UFRGS

Profa. Adjunta EEFUFRGS

Denise Tolfo Silveira, UFRGS

Profa. Adjunta EENFUFRGS

Eva Néri Rubim Pedro, UFGRS

Profa. Associada EENFUFRGS

Raquel Yurika Tanaka, UFRGS

Enfermeira graduada pela EENFUFRGS

Vanessa Menezes Catalan, UFRGS

Enfermeira graduada pela EENFUFRGS

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Publicado

2011-01-27

Como Citar

1.
Cogo ALP, Silveira DT, Pedro ENR, Tanaka RY, Catalan VM. Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de janeiro de 2011 [citado 27º de abril de 2025];31(3):435. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11441

Edição

Seção

Artigos Originais