Mães-crianças com síndrome congênita do Zika: ritos quotidianos para prevenção da COVID-19

Autores

  • Paulo Roberto Lima Falcão do Vale
  • Silvia da Silva Santos Passos
  • Rosely Cabral de Carvalho
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho

Palavras-chave:

Infecções por coronavírus. Zika vírus. Crianças com deficiência. Pós-modernismo. Relações mãe-filho. Covid-19.

Resumo

RESUMO
Objetivo: Compreender os ritos quotidianos de mães-crianças com síndrome congênita do vírus zika para prevenção da COVID-19 durante a pandemia.
Método: Estudo de abordagem qualitativo-exploratória, à luz da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli, realizado em grupos de WhatsApp de associações das famílias de crianças com a síndrome. Responderam ao questionário online 44 mães entre abril e maio de 2020. Foram utilizadas análises lexical e de similitude através do IRaMuTeQ.
Resultados: As mães estimulam exercícios para o desenvolvimento infantil e auxiliam as atividades escolares das crianças, assistem à televisão, costuram, cozinham, apoiam outras mães nas redes sociais e encontram satisfação em descumprir horários estabelecidos anteriormente. Para prevenir a COVID-19, as mães adotam o distanciamento físico, procuram consumir alimentos saudáveis e intensificam medidas de higiene.
Considerações finais: As mães-crianças experienciam, no distanciamento físico, estarem mais próximas dos filhos e de outras mães pelas redes e adotam cuidados de prevenção à COVID-19 com sobrecarga de cuidado.

Palavras-chave: Infecções por coronavírus. Zika vírus. Crianças com deficiência. Pós-modernismo. Relações mãe-filho. Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-22

Como Citar

1.
Vale PRLF do, Passos S da SS, Carvalho RC de, Carvalho ES de S. Mães-crianças com síndrome congênita do Zika: ritos quotidianos para prevenção da COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 22º de janeiro de 2021 [citado 28º de março de 2024];42(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110887