Reflexão sobre um modelo de sistema organizacional de cuidado de enfermagem centrado nas melhores práticas.

Autores

  • silvana silveira kempfer UFSC
  • Ioná Vieira Bez Birolo Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Betina Horner Schlindwein Meirelles Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Enfermagem, Administração Hospitalar, Ética

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca das melhores práticas na enfermagem e estas, como perspectiva na sistematização do cuidado. A qualidade na enfermagem passa a ter evidência a partir das práticas administrativas instituídas por conta de seu desenvolvimento no decorrer da história. Os pensadores da área da administração influenciam sobremaneira a enfermagem, em sua atuação profissional e bases teóricas. É imperativo a enfermagem aproximar-se das melhores práticas, consideradas como uma forma não-linear de ver o mundo, onde a estruturação das suas ações é centrada na perspectiva complexa; sendo a utilização dos registros um caminho para o planejamento, organização e realização do cuidado; bem como a identificação profissional com as questões que transcendem o cuidado pessoal e aproximam-se de uma ética universal. As melhores práticas vinculam-se a responsabilidade social, a sustentabilidade e a ecologia, como essência das ações humanas para a condução das práticas de gestão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

silvana silveira kempfer, UFSC

Mestre em Enfermagem. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da UFSC.

Ioná Vieira Bez Birolo, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Enfermeira. Especialista em Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista do CNPQ. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando e Confortando (C&C).

Betina Horner Schlindwein Meirelles, Universidade Federal de Santa Catarina

 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSC. Membro do GEPADES.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e Ex-Representante da Área da Enfermagem no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde (GEPADES). 

Downloads

Publicado

2011-01-27

Como Citar

1.
kempfer silvana silveira, Birolo IVB, Meirelles BHS, Erdmann AL. Reflexão sobre um modelo de sistema organizacional de cuidado de enfermagem centrado nas melhores práticas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de janeiro de 2011 [citado 27º de abril de 2025];31(3):562. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/10776

Edição

Seção

Artigos de Reflexão