Padrão espaço-temporal e fatores relacionados à tuberculose na infância
Abstract
Objetivo: Identificar o padrão espaço-temporal da tuberculose na infância e os fatores sociodemográficos a ela relacionados.
Método: Estudo ecológico, que utilizou como unidades de análise os municípios do estado do Ceará. Utilizou-se como fonte de dados o Sistema de Informação de Agravos de Notificação durante janeiro de 2001 a dezembro de 2017. Realizou-se análise descritiva das características dos casos, do padrão temporal e espacial da incidência da doença e regressão com indicadores sociodemográficos.
Resultados: Identificou-se incidência média de 3,48 casos/100 mil hab., com redução de 5,7% de durante o período de 2003-2017 (p<0,001). Foram relacionados à tuberculose na infância: proporção da população em domicílios com água encanada (β=0,05), proporção da população em domicílios com densidade >2 (β=0,09) e número de mulheres chefes de família e com filhos menores de 15 anos (β=0,0003).
Conclusão: Indicadores de condições de moradia e vulnerabilidade foram relacionados a tuberculose na infância.
Palavras-chave: Tuberculose. Criança. Adolescente. Epidemiologia. Análise espacial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.