Avaliação do acesso em mamografias no Brasil e indicadores socioeconômicos: um estudo espacial

Authors

  • Héllyda de Souza Bezerra
  • Tulio Felipe Vieira de Melo
  • Joyce Viana Barbosa
  • Eva Emanuela Lopes Cavalcante Feitosa
  • Layanne Cristini Martin Sousa

Keywords:

Mamografia. Saúde da mulher. Análise espacial. Saúde pública.

Abstract

Objetivo: Avaliar a correlação entre a cobertura do exame mamografia em mulheres de 50 a 69 anos e os indicadores socioeconômicos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Gini.
Métodos: Estudo epidemiológico, retrospectivo e ecológico realizado no Brasil com dados secundários. A amostra é composta por 5565 municípios do Brasil. Como variável dependente: a Razão de exames de mamografia de rastreamento realizados em mulheres de 50 a 69 anos, de 2008 a 2015, e como variáveis independentes: o Índice de desenvolvimento humano (IDH) e Índice de Gini. Foi realizada a análise descritiva, análise espacial univariada e bivariada.
Resultados: Norte, Nordeste e Centro-Oeste são regiões que se mostram mais propícias para o câncer de mama, devido ao baixo acesso para mamografias.
Conclusão: O IDH e o índice de Gini, determinantes de desigualdades, influenciam diretamente na cobertura de exames de mamografia no Brasil, destacando a importância de avaliação das políticas públicas.
Palavras-chave: Mamografia. Saúde da mulher. Análise espacial. Saúde pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-09-05

How to Cite

1.
Bezerra H de S, de Melo TFV, Barbosa JV, Feitosa EELC, Sousa LCM. Avaliação do acesso em mamografias no Brasil e indicadores socioeconômicos: um estudo espacial. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2018 Sep. 5 [cited 2025 Apr. 27];39. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/86450

Issue

Section

Artigos Originais