O (des)cuidar-se como mulher ao ser cuidadora do companheiro com câncer

Authors

  • Kelly Cristine Piolli
  • Maria das Neves Decesaro
  • Catarina Aparecida Sales

Keywords:

Neoplasias. Cuidadores. Autocuidado. Enfermagem

Abstract

Objetivo: Desvelar o significado do cuidado de si frente à realidade de ser cuidadora do companheiro com câncer.
Método: Pesquisa fenomenológica heideggeriana, realizada com dez mulheres cuidadoras dos companheiros com câncer, em um município da região noroeste do Paraná, entre dezembro de 2013 a fevereiro de 2014.
Resultados: Da análise dos discursos, emergiram as temáticas ontológicas: esquecendo-se de ser mulher ao entregar-se ao cuidado do outro e escolhendo o outro em detrimento de si. Evidenciou-se que, ao cuidar do companheiro, apresentam dificuldades de cuidar de si, tanto nas questões femininas que lhe conferem prazer como na saúde.Conclusão: Diante dessa condição existencial, a mulher exerce um cuidado que exige muito de seu tempo e, consequentemente necessita escolher entre o cuidado do companheiro ou de si. Assim, destaca-se a importância de se desenvolver ações específicas, atentando-se para as individualidades dessas mulheres que tanto se dedicam ao cuidado do outro.

Palavras-chave: Neoplasias. Cuidadores. Autocuidado. Enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-01-11

How to Cite

1.
Piolli KC, Decesaro M das N, Sales CA. O (des)cuidar-se como mulher ao ser cuidadora do companheiro com câncer. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2018 Jan. 11 [cited 2026 Aug. 11];39. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79528

Issue

Section

Artigos Originais