Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira
Palabras clave:
Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil.Resumen
Objetivo: Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública.
Método: Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional.
Resultados: Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense.
Conclusão: As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.
Palavras-chave: Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.