Necessidades de saúde das mulheres feirantes: acesso, vínculo e acolhimento como práticas de integralidade
Keywords:
Necessidades e demandas de serviços de saúde. Cuidados de enfermagem. Trabalho feminino. Assistência integral à saúdeAbstract
Objetivo: Analisar as necessidades de saúde das mulheres feirantes do Mercado Público de um município do Nordeste do Brasil.
Método: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com quinze mulheres feirantes de um mercado público. A produção de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, de abril a maio de 2016.
Resultados: Os dados foram analisados mediante a técnica análise de conteúdo, emergindo a seguinte categoria temática: “Necessidades de acesso aos serviços de saúde e práticas profissionais humanizadas”. As mulheres participantes do estudo destacaram a garantia do acesso, vínculo e acolhimento como práticas propulsoras para o reconhecimento das necessidades de saúde, enfrentamento do processo saúde-doença e integralidade do cuidado.
Conclusões: O acolhimento com identifi cação das necessidades e produção de vínculo contribuirá para que as feirantes se reconheçam como sujeitos de suas necessidades, fortalecendo sua autonomia, o empoderamento e o autocuidado.
Palavras-chave: Necessidades e demandas de serviços de saúde. Cuidados de enfermagem. Trabalho feminino. Assistência integral à saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.