Análise da capacidade no trabalho e estresse entre profissionais de enfermagem com distúrbios osteomusculares

Authors

  • Rafael Souza Petersen Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(a) Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz Amazonas(b)
  • Maria Helena Palucci Marziale Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(a)

Keywords:

Saúde do trabalhador. Dor musculoesquelética. Doenças musculoesqueléticas. Equipe de enfermagem.

Abstract

Objetivo: Caracterizar os aspectos sociodemográficos, capacidade no trabalho e o estresse dos trabalhadores de enfermagem acometidos por distúrbios osteomusculares e analisar a associação entre comorbidades osteomusculares, capacidade, estresse e o apoio social.
Métodos: Estudo transversal, realizado em dois hospitais de Manaus. Utilizou-se o Índice de Capacidade para o Trabalho e o Job Stress Scale, traduzidos e validados, em trabalhadores há mais de um ano na enfermagem, com dor osteomuscular nos últimos três meses, de duração mínima de duas horas. Resultados: O estudo apresentou maioria mulheres e técnicos, com idade de 42±10,7 anos, sendo a capacidade moderada (34,7±5,11) associada as comorbidades osteomusculares. O estresse acometeu 56% e a capacidade correlacionou-se fraca e inversa ao estresse e direta ao apoio social.
Conclusões: Houve predomínio de mulheres e técnicos, sendo que as dores osteomusculares associaram a uma diminuição da capacidade. O apoio social associou ao aumento da capacidade e diminuição do estresse.
Palavras-chave: Saúde do trabalhador. Dor musculoesquelética. Doenças musculoesqueléticas. Equipe de enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Souza Petersen, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(a) Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz Amazonas(b)

Mestre em Ciências 

(a) Estudante de Doutorado do Programa de Pós Graduação Enfermagem Fundamental

(b) Tecnologista em Saúde Pública do Núcleo de Saúde do Trabalhador

Maria Helena Palucci Marziale, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(a)

Professor Doutor Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

Published

2017-11-16

How to Cite

1.
Petersen RS, Marziale MHP. Análise da capacidade no trabalho e estresse entre profissionais de enfermagem com distúrbios osteomusculares. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 Nov. 16 [cited 2025 May 11];38(3). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67184

Issue

Section

Artigos Originais