Acurácia do diagnóstico de enfermagem “disposição para melhora da esperança” em pacientes renais crônicos
Keywords:
Esperança, Insuficiência Renal Crônica, Diagnóstico de Enfermagem, Estudos de validação.Abstract
Objetivo: Analisar a acurácia do diagnóstico “Disposição para melhora da Esperança” em pacientes renais crônicos.
Método: Estudo transversal com 62 pacientes em clínica de hemodiálise entre agosto a novembro de 2015. Utilizou-se a Escala de Esperança de Herth para a construção das definições das características definidoras da North American Nursing Diagnosis Association International. Analisaram-se medidas de sensibilidade, especificidade, valor preditivo, razão de verossimilhança e odds ratio das características definidoras do diagnóstico.
Resultados: 82,22% apresentaram o diagnóstico. Verificou-se que as características definidoras “Expressa desejo de intensificar a coerência entre expectativas e desejos” e “Expressa o desejo de reforçar a resolução de problemas para alcançar as metas” aumentou em onze e cinco vezes, respectivamente, a chance de possuírem o diagnóstico.
Conclusão: “Expressa desejo de intensificar a coerência entre expectativas e desejos” e “Expressa o desejo de reforçar a resolução de problemas para alcançar as metas” apresentaram boas medidas de acurácia.
Palavras-chave: Esperança. Insuficiência renal crônica. Diagnóstico de enfermagem. Estudos de validação. Confiabilidade dos dados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.