Utilidade da teoria do conforto para o cuidado clínico de enfermagem à puérpera: análise crítica

Authors

  • Juliana Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Guedes Universidade Estadual do Ceará
  • Lúcia Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Fialho Universidade Estadual do Ceará

Keywords:

Teoria de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Período Pós-Parto.

Abstract

Objetivo: Avaliar a utilidade da Teoria do Conforto de Kolcaba para o cuidado clínico de enfermagem à puérpera.
Método: Estudo teórico-reflexivo, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2014, tendo como base o critério da utilidade proposto na análise crítica da teoria de enfermagem de Barnum.
Resultados: A partir da análise de estudo que aplicou a Teoria do Conforto no cuidado de enfermagem a uma puérpera, observou-se que esta teoria atende aos critérios de utilidade, por apresentar conceitos aplicáveis que facilitaram o cuidado clínico de enfermagem à puérpera e contribuíram para aumentar seu nível de conforto. Pela verificação de seus conceitos, considera-se que a teoria pode ser aplicada nos diferentes ambientes de cuidado clínico de enfermagem à puérpera.
Conclusão: A teoria poderá ser utilizada como subsídio para o cuidado clínico de enfermagem à puérpera, o que irá favorecer a melhoria desse cuidado e contribuir para o conforto puerperal.
Palavras-chave: Teoria de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Período pós-parto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Lima, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Professora do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Maria Guedes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto M da Universidade Estadual do Ceará.

Lúcia Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto M da Universidade Estadual do Ceará.

Maria Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

Ana Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

Published

2017-02-10

How to Cite

1.
Lima J, Guedes M, Silva L, Freitas M, Fialho A. Utilidade da teoria do conforto para o cuidado clínico de enfermagem à puérpera: análise crítica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 Feb. 10 [cited 2026 Aug. 31];37(4). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/65022

Issue

Section

Artigos de Reflexão