Foi/não foi tudo o que pensava: facilidades e dificuldades após o transplante renal
Keywords:
Insuficiência Renal Crônica, Transplante de rim, Pesquisa qualitativa, Acontecimentos que mudam a vida, Enfermagem.Abstract
Objetivo: Conhecer as facilidades e as dificuldades que as pessoas com doença renal crônica vivenciam após o transplante renal.
Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo, realizado com 20 pessoas transplantadas renais em um município do Sul do Brasil, de maio a julho de 2013. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, analisadas conforme a técnica dos incidentes críticos.
Resultados: As principais facilidades foram apresentadas na categoria “Aproximação do viver ‘normal’: facilidades decorrentes do transplante renal”, estando relacionadas à libertação da diálise, à restrição alimentar e hídrica, entre outras. As dificuldades foram apresentadas na categoria “Permanência da condição crônica e a necessidade de cuidados”.
Considerações finais: As facilidades e as dificuldades dependem da vivência de cada pessoa. Os profissionais da saúde necessitam entender e promover ações de saúde que favoreçam a singularidade e o contexto do transplantado renal.
Palavras-chave: Insuficiência renal crônica. Transplante de rim. Acontecimentos que mudam a vida. Enfermagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.