Satisfação com os cuidados de enfermagem em usuários de drogas: evolução de uma escala

Autores/as

  • Paulo Rosário Seabra Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS)
  • Luís Octávio Sá Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS)
  • José Amendoeira Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Santarém
  • Ana Leonor Ribeiro Escola Superior de Enfermagem do Porto

Palabras clave:

Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias. Enfermagem. Satisfação do paciente. Saúde mental. Condições de trabalho

Resumen

Objetivos: Identificar o grau de satisfação com os cuidados de enfermagem, as variáveis significativas e contribuir para a evolução da escala.
Métodos: Pesquisa descritiva, correlacional, transversal com 180 usuários de drogas. Dados coletados com a escala “Satisfação dos Utentes com os Cuidados de Enfermagem no Centro de Saúde26”, entre fevereiro e dezembro de 2012, em três unidades de tratamento na região de Lisboa e Vale do Tejo, em Portugal.
Resultados: Os usuários assinalaram 83,3% de satisfação. A dimensão “Individualização da informação” foi a mais assinalada (98,5%). Quanto mais estabilidade nos programas, abstinência de estimulantes e benzodiazepinas e mais intervenções de enfermagem, maior a satisfação. Contribuíram ainda para a satisfação, melhores condições de trabalho, especialização em saúde mental, menor idade e menor experiência profissional dos enfermeiros. Extraíram-se 4 itens da escala assumindo nova designação SUCECS22.
Conclusões: A satisfação foi elevada, influenciada por variáveis estruturais dos usuários, dos enfermeiros e das condições de trabalho. A escala revelou-se adequada à avaliação nesta população.
Palavras-chave: Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Enfermagem. Satisfação do paciente. Saúde mental. Condições de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Rosário Seabra, Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS)

PdD, RN

Departamento de Saúde Mental

Luís Octávio Sá, Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS)

PhD, RN

José Amendoeira, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Santarém

PhD, RN

Ana Leonor Ribeiro, Escola Superior de Enfermagem do Porto

PhD, RN

Publicado

2017-06-19

Cómo citar

1.
Seabra PR, Sá LO, Amendoeira J, Ribeiro AL. Satisfação com os cuidados de enfermagem em usuários de drogas: evolução de uma escala. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19 de junio de 2017 [citado 31 de agosto de 2026];38(2). Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/58962

Número

Sección

Artigos Originais