Fatores de risco para o desenvolvimento da flebite: revisão integrativa da literatura
Keywords:
Flebite. Cateterismo periférico. Cuidados de enfermagem. Infusões intravenosas. Revisão.Abstract
Objetivo: Descrever as evidências científicas publicadas na literatura acerca dos fatores de risco para o desenvolvimento das flebites.
Método: Revisão integrativa da literatura com inclusão de 14 artigos originais encontrados nas bases LILACS, Scielo e Pubmed de janeiro de 2004 a abril de 2015 e analisados quanto ao nível de evidência e frequência, fatores associados, grau e tratamento das flebites.
Resultados: A frequência/incidência/taxa mínima de flebite foi 3% e a máxima foi 59,1%. A maioria dos artigos (57,14%) relataram associação da flebite com fatores de risco, dentre eles, o tempo de permanência, local de punção e/ou região anatômica, tempo de internação, quantidade de acessos, motivo de retirada, sexo, antibióticos, manutenção intermitente e inserção de emergência.
Conclusões: Identificou-se a necessidade uniformização da quantificação deste evento e uma baixa consonância entre os fatores de risco associados a flebites. Outros estudos necessitam ser desenvolvidos para o real entendimento deste agravo no cotidiano hospitalar.
Palavras-chave: Flebite. Cateterismo periférico. Cuidados de enfermagem. Infusões intravenosas. Revisão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.