Compreensão do vivido do ser-casal diante da profilaxia da transmissão vertical do HIV
Keywords:
HIV, Transmissão Vertical de Doença Infecciosa, Cônjuges, Enfermagem, Filosofia em EnfermagemAbstract
Objetivo: Compreender, na perspectiva do casal, a vivência dos cuidados para a profilaxia da transmissão vertical do HIV.
Método: Investigação fenomenológica heideggeriana realizada com 14 participantes entrevistados entre dezembro/2011 a fevereiro/2012, em hospital no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Análise realizada com o referencial de Martin Heidegger.
Resultados: O ser-casal desvelou-se na disposição do temor, inicialmente na variação do pavor quando ficou apavorado ao descobrir a infecção pelo HIV, posteriormente na variação do horror quando precisou fazer o tratamento durante a gestação e finalmente na variação do terror quando considerou a chance de transmissão do vírus para o filho.
Conclusões: Indica-se atenção à saúde que possibilite o protagonismo do casal na profilaxia da transmissão vertical, o que refletirá positivamente na saúde da gestante e na redução da morbimortalidade neonatal e infantil em decorrência da aids.
Palavras-chave: HIV. Transmissão vertical de doença infecciosa. Cuidadores. Enfermagem. Filosofia em enfermagem. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.