Compreensão do vivido do ser-casal diante da profilaxia da transmissão vertical do HIV

Authors

  • Tassiane Ferreira Langendorf Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria.
  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ivis Emília de Oliveira Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

HIV, Transmissão Vertical de Doença Infecciosa, Cônjuges, Enfermagem, Filosofia em Enfermagem

Abstract

Objetivo: Compreender, na perspectiva do casal, a vivência dos cuidados para a profilaxia da transmissão vertical do HIV.
Método: Investigação fenomenológica heideggeriana realizada com 14 participantes entrevistados entre dezembro/2011 a fevereiro/2012, em hospital no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Análise realizada com o referencial de Martin Heidegger.
Resultados: O ser-casal desvelou-se na disposição do temor, inicialmente na variação do pavor quando ficou apavorado ao descobrir a infecção pelo HIV, posteriormente na variação do horror quando precisou fazer o tratamento durante a gestação e finalmente na variação do terror quando considerou a chance de transmissão do vírus para o filho.
Conclusões: Indica-se atenção à saúde que possibilite o protagonismo do casal na profilaxia da transmissão vertical, o que refletirá positivamente na saúde da gestante e na redução da morbimortalidade neonatal e infantil em decorrência da aids.
Palavras-chave: HIV. Transmissão vertical de doença infecciosa. Cuidadores. Enfermagem. Filosofia em enfermagem. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tassiane Ferreira Langendorf, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Bolsista CAPES.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor adjunto na Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor adjunto na Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Ivis Emília de Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular em Enfermagem Obstétrica do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Published

2016-03-14

How to Cite

1.
Langendorf TF, Padoin SM de M, de Paula CC, Souza IE de O. Compreensão do vivido do ser-casal diante da profilaxia da transmissão vertical do HIV. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016 Mar. 14 [cited 2025 Apr. 26];36:70-6. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56778