Adaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre: uma proposta para enfermeiras brasileiras
Keywords:
Competency-based education, Education in disasters, International Nursing Education, Nursing Education, CurriculumAbstract
Introdução: Educação e capacitação são os pilares da preparação para os desastres e melhores currículos e programas de treinamento são baseados em competências.
Objetivo: Este artigo apresenta uma proposta para ser aplicada ao currículo de enfermagem no Brasil, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas recomendações para a integração de habilidades e competências no currículo de graduação propostas pela Organização Mundial da Saúde.
Resultados: Foi realizada uma comparação de referenciais de competências para indicar as competências específicas essenciais para enfermeiras brasileiras. Níveis de proficiência foram indicados para o estabelecimento de objetivos educacionais e experiências de aprendizado e instrumentos de avaliação recomendados da literatura.
Conclusões: As competências constituem o início da discussão que deverá ocorrer em cada escola de enfermagem para que todas as enfermeiras brasileiras estejam preparadas para o caso de um desastre ocorrer.
Palavras-chave: Educação baseada em competências. Educação em desastres. Educação em enfermagem, currículo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.

















