Mulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo: tomada de decisão por apoio institucional especializado

Authors

  • Leônidas de Albuquerque Netto Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Maria Aparecida Vasconcelos Moura Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucia Helena Garcia Penna Faculdade de Enfermagem - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Adriana Lenho de Figueiredo Pereira Faculdade de Enfermagem - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Giuliana Fernandes e Silva Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Keywords:

Enfermagem, Saúde da Mulher, Violência contra a Mulher

Abstract

Objetivo: Propõe-se analisar fatores envolvidos na tomada de decisão de mulheres em situação de violência interpessoal, praticada pelo parceiro íntimo, na busca por apoio institucional de referência.
Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Dezesseis mulheres foram entrevistadas, entre junho e setembro de 2012, em um Centro de Referência à Mulher de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, por meio de instrumento semiestruturado e individual. Os relatos foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo.
Resultados: As mulheres buscaram suporte psicossocial quando a violência interpessoal alcançou o limite da tolerância. Este suporte possibilitou o resgate da autoestima e da confiança, além da tomada de consciência para a necessidade de mudança de vida e de autonomia econômica.
Conclusões: As mulheres alcançaram sua autoconfiança com a superação da violência, o que possibilitou o resgate da autoestima e a tomada de decisão para a saída da situação de violência interpessoal praticada pelo parceiro íntimo.
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da mulher. Violência contra a mulher. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leônidas de Albuquerque Netto, Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutorando do Curso de Pós Graduação do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Aparecida Vasconcelos Moura, Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lucia Helena Garcia Penna, Faculdade de Enfermagem - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno Infantil, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Adriana Lenho de Figueiredo Pereira, Faculdade de Enfermagem - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno Infantil, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Giuliana Fernandes e Silva, Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutoranda do Curso de Pós Graduação do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Published

2016-03-14

How to Cite

1.
Netto L de A, Moura MAV, Penna LHG, Pereira AL de F, Silva GF e. Mulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo: tomada de decisão por apoio institucional especializado. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016 Mar. 14 [cited 2025 Apr. 26];36:135-42. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/54361