Preferência e fatores associados ao tipo de parto entre puérperas de uma maternidade pública

Authors

  • Eudes Euler de Souza Lucena Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luana Dantas Vale Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marquiony Marques dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cristyanne Samara Miranda de Holanda Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosângela Diniz Cavalcante Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Keywords:

Parto, Percepção, Saúde da Mulher

Abstract

Objetivo: Identificar os fatores obstétricos e socioeconômicos que influenciam a preferência pelo tipo de parto. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com 233 puérperas.
Método: Analisaram-se os dados por meio dos testes de associação do tipo teste qui-quadrado e regressão logística múltipla.
Resultados: A preferência pelo parto vaginal foi citada por 58% das mulheres. As principais justificativas que apontaram essa preferência foram a recuperação pós-parto rápida, experiência negativa no parto cesáreo e realização pessoal a partir da maternidade. Ao analisar o modelo de regressão logística da preferência pelo parto vaginal em função das variáveis independentes, evidenciou-se maior ocorrência nas mulheres que tiveram experiência anterior desse tipo de parto (RP: 1,91; IC: 1,15-3,17) e orientação prévia (RP: 1,76; IC:1,06-2,90). Conclusão: Achados evidenciam necessidade de transformação no modelo de atenção à gestação e ao parto.

Palavras-chave: Parto. Percepção. Saúde da mulher.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eudes Euler de Souza Lucena, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Dentista. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil. Professor dos cursos de graduação em Enfermagem e Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN, Brasil.

Luana Dantas Vale, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN, Brasil.

Marquiony Marques dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil.

Cristyanne Samara Miranda de Holanda, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN, Brasil.

Rosângela Diniz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó-RN, Brasil.

Published

2015-09-16

How to Cite

1.
Lucena EE de S, Vale LD, Santos MM dos, Holanda CSM de, Cavalcante RD. Preferência e fatores associados ao tipo de parto entre puérperas de uma maternidade pública. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2015 Sep. 16 [cited 2026 Aug. 9];36(3):86-92. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/50032

Issue

Section

Artigos Originais