Problemas éticos vivenciados por enfermeiros na atenção primária à saúde: revisão integrativa da literatura

Authors

  • Carlise Rigon Dalla Nora Universidade Católica Portuguesa, UCP.
  • Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli Universidade de São Paulo,USP.
  • Margarida Vieira Universidade Católica Portuguesa, UCP.

Keywords:

Ética, Ética em enfermagem, Atenção primária à saúde, Enfermagem, revisão

Abstract

Este estudo tem como objetivo identificar problemas éticos evidenciados por enfermeiros da atenção primária e recursos de enfrentamento a partir de publicações sobre a temática. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura entre os meses de outubro e novembro de 2013, nas bases: BDTD, CINAHL, LILACS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, PubMed, RCAAP e SciELO. Foram incluídos artigos, dissertações e teses publicados em inglês, espanhol e português, no período de 1992 a 2013, totalizando 31 estudos. Na análise resultaram quatro categorias: problemas éticos na relação entre a equipe, problemas éticos na relação com o usuário, problemas éticos na gestão dos serviços de saúdee os recursos de enfrentamento dos problemas éticos. Conclui-se que os enfermeiros precisam ser preparados para enfrentar os problemas éticos, evidenciando-se a importância da formação em ética durante o processo educativo, antes e durante a prática profissional, proporcionando o desenvolvimento de sensibilidade e competência ética para a resolução desses problemas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlise Rigon Dalla Nora, Universidade Católica Portuguesa, UCP.

Doutoranda em enfermagem na Universidade Católica Portuguesa, investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em saúde (CIIS). Mestre em Saúde Coletiva e enfermeira.

Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, Universidade de São Paulo,USP.

Professora associada na Universidade de São Paulo, investigadora no departamento de Enfermagem em saúde Coletiva.

Margarida Vieira, Universidade Católica Portuguesa, UCP.

Professora associada na Universidade Católica Portuguesa, investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em saúde (CIIS).

Published

2015-03-31

How to Cite

1.
Dalla Nora CR, Zoboli ELCP, Vieira M. Problemas éticos vivenciados por enfermeiros na atenção primária à saúde: revisão integrativa da literatura. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2015 Mar. 31 [cited 2026 Aug. 30];36(1):112-21. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/48809

Issue

Section

Artigos de Revisão Sistemática