Condições crônicas de saúde relacionadas à qualidade de vida de servidores federais
Keywords:
Qualidade de Vida, Doença Crônica, Saúde do trabalhador, EnfermagemAbstract
Objetivo: O objetivo desse estudo é correlacionar os domínios da QV dos servidores com o tipo e a quantidade de condições crônicas de saúde.
Método: Estudo transversal, quantitativo, realizado no Departamento de Assistência ao Servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com 215 servidores, durante o período de março a maio de 2011.
Resultados: Dentre as condições crônicas de saúde estudadas, constatou-se relação significativa entre a doença crônica não transmissível e escores de QV, correlacionando-se de modo fraco (r<-376; p<0,008) nos demais domínios. Verificou-se que, quanto maior o número de condições crônicas, menores são os valores da escala de QV.
Conclusão: A qualidade de vida dos servidores é influenciada negativamente pelas condições crônicas de saúde, comprometendo de forma geral suas atividades diárias de vida e trabalho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.