Descrição das comunicações de acidentes de trabalho registradas no Instituto Nacional de Seguridade Social de Santa Maria, RS, no ano de 2000

Autores

  • Ana Lúcia Cardoso Kirchhof
  • Claudia Capellari

Palavras-chave:

Acidentes de trabalho, Notificação de acidentes de trabalho, Fatores epidemiológicos

Resumo

A comunicação de acidente de trabalho é o documento pelo qual é garantido o direito de benefício ao trabalhador acidentado, além de servir como fonte para dados epidemiológicos. Este estudo descreveu os Acidentes de Trabalho notificados ao Instituto Nacional de Seguridade Social de Santa Maria, RS, Brasil, no ano de 2000, atribuindo-lhes classificações passíveis de comparação com dados brasileiros e de estudos semelhantes, dentre eles tipo de acidente, setor de produção e dias de afastamento do trabalhado. Foi possível evidenciar aumento significativo no número de notificações registradas no ano de 2000 em relação a 1999, além do sub-registro, especialmente no âmbito dos acidentes menos graves.

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Publicado

2008-06-03

Como Citar

1.
Cardoso Kirchhof AL, Capellari C. Descrição das comunicações de acidentes de trabalho registradas no Instituto Nacional de Seguridade Social de Santa Maria, RS, no ano de 2000. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de junho de 2008 [citado 18º de abril de 2024];25(2):194. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4506

Edição

Seção

Pesquisas